A importância de data science e forecasting nas organizações

O futuro é incerto, algo mais evidente após o aparecimento do Covid19 e todas as implicações de saúde pública, económicas e sociais, bem como ao nível do comportamento da procura dos consumidores ou dos hábitos dos cidadãos. Com esta constante incerteza e permanentes riscos que todas organizações vivenciam, com disrupções na sua atividade, nas vendas e nas relações com clientes e fornecedores, o planeamento atempado e afinado revela-se crucial para mitigar danos e otimizar os seus proveitos.

Neste âmbito, é possível criar uma vantagem competitiva e maior sustentabilidade económica e financeira, maximizando receitas e /ou minimizando custos, com serviços avançados de analytics, data science, otimização, AI/ML and forecasting, através da identificação de padrões e relações causais, gerando insights operacionais para a decisão.

A aceleração do digital e da criação de grandes quantidades de dados (big data) acessíveis às organizações, permitem transformar os data como um ativo estratégico e levam a um desafio: como beneficiar destes dados para tomar decisões mais informadas e mais inteligentes e ganhar vantagem competitiva, desde prever a procura a perceber melhor o comportamento dos clientes a definir politicas de marketing e pricing mais adequadas.

A decisão orientada por data (data-driven) com base no tratamento e extração de valor de grandes quantidades de informação, que permita identificar tendências, padrões, relações e anomalias, são um fator distintivo para desenhar estratégias mais eficazes.

Com a construção de modelos preditivos e ferramentas de forecasting e analytics avançadas pode-se perceber melhor a causa e consequências das coisas. Na prática, levando a um aumento dos resultados, mitigação de riscos do negócio (melhorar as operações e reduzindo custos), conhecer melhor o comportamento dos clientes, maior eficácia do marketing mix (tradicional vs digital), descobrir novos drivers de crescimento e de receitas, minimizar perdas do negócio (como as fraudes e churn de clientes) e tornar mais eficiente a relação ao longo da cadeia de valor da empresa.

Áreas de atividade abrangidas

Com recurso a métodos de previsão avançados e utilização de dados adequados podem-se identificar tendências e sinais e fazer projeções de cenários futuros, em especial para atividades como: Retalho e e-commerce, produtos de grande consumo, indústria, banca e seguros, setor social, além da área de dos mecanismos causa-efeito e previsão de impactos de políticas públicas.

Serviços oferecidos na Transglobal na área de data science e forecasting

Desenvolvemos serviços de big data analytics, AI/ML e forecasting, centrados nas seguintes questões:

  • Análise e forecasting da procura e receitas: como irá evoluir a procura e quais os principais fatores que a determinam? Desde procura e vendas no retalho físico e no ecommerce/online (s.a. a diferenças diárias, sazonalidade, ciclos e trends, etc), com uma perspetiva de previsão de curto e/ou médio-longo prazo.
  • Forecasting das variáveis macroeconómicas e de contexto que determinam a evolução do seu negócio: desde as tradicionais ligadas ao PIB, preço de matérias-primas a outras mais específicas do setor e negócio.
  • Análise e forecasting de vendas associado ao comportamento dos consumidores face ao pricing: qual a relação entre o pricing adotado e as vendas (elasticidade procura-preço), qual a relação entre pricing dos concorrentes e a sua procura, como fixar preços que maximizem as minhas vendas, etc..
  • Modelos preditivos para prever fraude e perceber a relação empresa–clientes: identificando os drivers de fraude e de perda de clientes/churn, entre outros mecanismos de causalidade.
  • Estimação de modelos para identificação dos drivers de riscos financeiros, operacionais, comerciais, entre outros: prevendo a sua influência na procura e vendas, estimando implicações nas carteiras de crédito e de seguros.
  • Estimação de modelos que permitam aferir os efeitos económicos e eficácia nas vendas dos investimentos em marketing (promoções, campanhas, etc): para determinar o marketing-mix entre estratégias tradicionais e online e maximizar o ROI.
  • Construção de modelos que permitam aferir impacto futuro da políticas e medidas tomadas por entidades públicas: com base em modelos de causalidade e forecasting apropriados.

 

A Transglobal recorre ao conhecimento especializado das empresas do Grupo e dos nossos parceiros que podem trabalhar de forma independente ou de forma colaborativa com base nas necessidades dos nossos clientes. Usamos uma combinação comprovada de metodologias ágeis, inovações no desenvolvimento de back-end centradas na construção inteligente de dados. E experiências de front-end centradas nas ações dos usuários para criar um mundo integrado onde pessoas, tecnologia e dados/conteúdos convergem. Com uma paixão implacável para ajudar a maximizar o potencial dos recursos dos nossos clientes e dos investimentos em tecnologia digital, não temos receio em afirmar que entregamos projeto vencedores, através da nossa experiência colaborativa, somos inteligentes na inovação digital e ousados no design.

A Transglobal conta com uma equipa com experiência académica e prática na área da economia, gestão, estratégia, finanças, investimento, business models, econometria, data science, predictive analytics/forecasting e AI/ML com recursos a técnicas e modelos avançados, que permite gerar, a partir de data existente nas organizações ou externos a estas, novos insights a partir das análises efetuadas e assim apoiar as empresas e entidades públicas nas suas decisões estratégias e operacionais. Associado a experiência na área de marketing digital, conteúdos e design de interfaces de visualização de informação, bem como de IT solutions para data management e integração, por parte da equipa da TG e seus consultores.

Solicite uma apresentação dos nossos serviços.

De que tamanho é o seu Facebook?

A sua empresa decide apostar nas redes sociais! Parabéns! É uma boa escolha, mas em qual delas apostar? São tantas e tão diferentes!

Vamos começar esta série de posts com a mais popular de todas – O Facebook. 

Existem vários tipos de conteúdos que podemos partilhar no Facebook, links, vídeos, textos mas são sobretudo as imagens as que mais engagement geram junto dos fãs, e o Facebook sabe disto, de tal forma que as imagens tem um destaque especial e regras muito próprias dentro do Facebook.

Começando pela imagem de perfil, (o quadradinho que habitualmente assina cada partilha). O ideal para esta imagem é utilizar algo que o identifique, o lógotipo é sempre uma boa opção, ou em alternativa uma foto de cara no caso de páginas de personalidades.

O tamanho ideal que deverá ser usado para esta imagem é de 180 x 180 px embora a imagem exibida seja redimensionada para um tamanho mais pequeno (160 x 160 px).

A imagem de destaque, é a mais popular. A grande imagem que serve de capa para o nosso timeline.

Facebook Tamanhos de imagens

O tamanho para esta imagem é de 851 x por 315 px e pode conter tanto imagens como Call to Actions uma novidade, uma vez que anteriormente tal não era permitido segundo as normas do Facebook.

  

Post Normal

 Embora não seja algo simples, muitos designers fazem uso da sua imaginação para criar imagens de timeline e de perfil que se complementem criando efeitos que acabam por conquistar a atenção dos fãs de imediato.

 

Existem também algumas medidas úteis para os posts que vai querer apontar.

 

Quando partilhamos uma imagem devemos pensar anteriormente qual o destaque que lhe pretendemos dar.

Uma imagem normal no timeline tem um tamanho de 403 x 403 px porém, as imagens podem ser destacadas, quando uma imagem é destacada, ela aumenta consideravelmente de tamanho, e o tamanho ideal para estas imagens é de 843 x 403 px.

Será grande o suficiente?

 

Post Destacado

Exemplo de um post destacado

 

Pois bem, no caso dos vídeos destacados o tamanho é ligeiramente maior, 843 x 475 px.

Nota para algumas limitações das imagens no Facebook, Quando uma imagem é vista na galeria de imagens o seu tamanho máximo pode ser 960 x 720 px, no entanto o tamanho máximo permitido para as imagens enviadas para o Facebook é de 2048 x 2048 px.

 

Fica prometido para breve um novo post com tamanhos para outras redes sociais.

Como o sol pode estragar uma campanha de Google Adwords

 O Verão está quase quase a chegar, embora não pareça!  O sol continua a brincar às escondidas e o tempo incerto torna-se um problema para quem quer programar as suas campanhas de Google Adwords. 

Problema?
Mas desde quando o estado do tempo está relacionado com campanhas digitais?

 

sol

 

O perfil do cybernauta mudou nos últimos anos. Antigamente usávamos maioritariamente o computador para navegar pela web. Mas a chegada dos tablets e smartphones mudaram as regras do jogo. Hoje podemos aceder à Internet em qualquer lugar, num shopping, na auto-estrada, na praia…

Se nos meses de Inverno é mais espectável que se aceda à Internet a partir de casa, com a chegada do Verão, o tempo quente e os dias mais longos, é normal que estejamos mais tempo na rua e usemos os smartphones para estar online.

 

Agora, imagine que é o proprietário de um restaurante à beira-mar em Paço de Arcos, (praticamente nosso vizinho).

Depois de uns meses difíceis a abertura da época balnear deixa-o na expectativa de ter uns meses de Verão mais rentáveis. Assim, resolve apostar numa campanha de Google Adwords altamente segmentada para o início da época balnear. Para que logo no primeiro fim-de-semana possa ter a casa cheia. 

Define um orçamento, define a sua campanha para a região de Oeiras/Paço de Arcos e arredores, como está à espera do bom tempo até define que os anúncios deverão aparecer essencialmente em smartphones, para “agarrar os clientes que estão na rua à procura de local para almoçar”.

Está tudo pronto e a campanha é lançada, só que o sol esconde-se e todo o trabalho a configurar a campanha e o investimento feito ao longo da semana é perdido.

O Google Adwords tem funcionalidades fantásticas para segmentar campanhas de acordo com as suas necessidades, só não consegue ainda filtrar campanhas segundo o estado do tempo. 

 

Campanha Segmentada para a cidade de Paço de Arcos

Campanha Segmentada para a cidade de Paço de Arcos

 

 Algumas opções de segmentação para configurar as campanhas de Google Adwords que devia conhecer:

 

  • Segmentação Geográfica.

    País, cidade, região é possível ser bastante pormenorizado e definir especificamente onde (geográficamente) queremos que a nossa campanha apareça.

  • Idioma.

    Podemos definir campanhas de acordo com o idioma do utilizador. O que é perfeito para negócios ligados ao turismo ou internacionais, podendo criar uma comunicação em português e outra em inglês, francês… tendo em conta o target.

  • Altura do dia.

    Suponhamos que o seu restaurante dá imensos almoços por estar rodeado de empresas, mas os jantares são muito poucos, porque não criar uma campanha apenas para as últimas horas da tarde antes da hora de jantar para divulgar uma promoção. Pode perfeitamente fazê-lo escolhendo as melhores horas para divulgar os seus anúncios.

  • Dispositivos.

    O comportamento do utilizador ao computador e no smartphone é diferente, o Google Adwords permite-lhe apresentar diferentes anúncios consoante o público-alvo esteja num dispositivo móvel ou noutro. 

  • Extensões. 

    Os anúncios não têm de se limitar apenas ao copy, pode aproveitar para acrescentar extenções como a localização do seu restaurante no Google Maps, o horário do seu estabelecimento, ou links específicos para diferentes áreas do seu site oficial ou até o número de contacto para reservas.

 

Precisa de ajuda a criar a sua campanha de Google Adwords? Se deseja promover o seu negócio com uma campanha de Google Adwords nós podemos ajudá-lo.

 

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O marketing de conteúdos não é o amanhã, mas sim o hoje

 

Cada vez se fala mais sobre o marketing de conteúdos como sendo a aposta lógica por parte das empresas, mas a verdade é que enquanto muitos ainda vêem o marketing de conteúdos como o futuro, alguns já o fazem há anos, sendo já especialistas na matéria.

 

 

A forma mais simples deste tipo de marketing materializa-se numa simples página de blog de uma empresa, como esta que estão a ler.

Se uma empresa trabalha num determinado sector e até é boa no que faz então porque não mostrá-lo ao mundo e partilhar um pouco do seu conhecimento/experiência?

  • Dicas e tutoriais
  • Ebooks
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Infográficos
  • Apresentações em Powerpoint

Os canais são cada vez mais, à medida que a tecnologia progride e as formas de disseminar o conteúdo também se multiplicam:

  • Redes sociais (Facebook, Instagram, Google +, Twitter, Linkedin, Pinterest, Stumbleupon…)
  • Email marketing
  • QR Codes
  • RSS Feeds
  • Fóruns da especialidade
  • Meios Próprios (Blogs, Portais, Revistas, Brochuras)

 

Então qual é a dificuldade?

O primeiro passo é sempre o mais difícil, pois as dúvidas multiplicam-se:

 – Vamos falar do quê?

Se for um restaurante partilhe as receitas mais exóticas, recolha sugestões de clientes habituais e divulgue-as. Se tiver uma loja de roupa partilhe as últimas tendências acabadas de chegar à sua loja, crie lookbooks com as suas peças e mostre aos seus seguidores como podem usar correctamente os seus produtos. Se vender material de construção crie uma série de vídeo-aulas ensinando a fazer pequenas obras em casa. Desde que seja um especialista na sua área assunto nunca irá faltar.

– Para quem vamos falar?

Para os seus clientes ou potenciais clientes, todos os negócios têm clientes regulares que se tornam fiéis porque gostam do serviço, mostre-lhes que para além de um bom serviço ainda lhes pode ensinar alguma coisa útil. Todos adoramos aquele sentimento de que estamos a aprender qualquer coisa nova. Além disso existe toda uma imensidão de potenciais clientes ansiosos para o descobrir.

– Quem irá escrever?

Nem todos temos um escritor dentro de nós à espera de escrever sobre bricolage, moda ou culinária, mas felizmente existem empresas especialistas na produção de conteúdos que o podem ajudar a partilhar com o mundo as suas ideias e experiência dando voz às suas ideias. A Transglobal tem também um serviço de produção de conteúdos que já ajudou vários clientes que precisavam de um empurrão.

– É preciso muito tempo?

É inevitável, se quer apostar em marketing de conteúdos e o quiser fazer você mesmo terá de dispender algum tempo, tempo é dinheiro pense nisso como um investimento que lhe pode render mais negócio. Se não tiver tempo pode sempre pedir ajuda a alguém para o ajudar com a produção dos seus conteúdos.

– É muito complicado?

É o seu negócio, a sua área de especialidade, e você domina o tema melhor do que ninguém, além disso, existem plataformas para a criação e distribuição de conteúdos tão simples de usar que qualquer pessoa pode tornar-se um produtor de conteúdos. É preciso abraçar as novas tecnologias e todo o potencial que elas nos disponibilizam.

Coloque as dúvidas de lado e veja o exemplo de empresas que já praticam marketing de conteúdos há anos e com sucesso.

 

 A Kraft Foods foi pioneira a explorar o potencial do Marketing de Conteúdos. Estávamos em 1992 quando lançaram o KraftFoods.com onde partilhavam receitas e dicas de cozinha e quando em 2005 o Youtube se apresentou ao mundo, estiveram entre os primeiros a lançar um canal com conteúdos relacionados, e quando mais tarde o se deu o boom do Pinterest não hesitaram em criar os seus próprios boards com imagens de receitas que sempre foram os conteúdos mais pesquisados.

kraft-foods

Em Portugal a Transglobal foi pioneira em Marketing de Conteúdos integrados numa estratégia de Content Engagement. Mastercard, CGD, EMI Music, Starfoods, Leya, El Corte Inglês, MG S.A., Zon Lusomundo, Fnac, e Brodheim são algumas das empresas para as quais a Transglobal desenvolveu projectos de Content Engagement

Grupo Brodheim que gere em Portugal um conjunto de grandes marcas como GUESS, FURLA, Burberry entre outras, apostou também numa estratégia de martketing de conteúdos ao criar um portal dedicado à Moda e Lifestyle – o betrend.pt.

betrend

No portal juntam-se diariamente os aficionados da moda, fashionistas, curiosos pelos temas e todo um conjunto de pessoas ligadas à moda que para além de acompanharem as últimas tendências entram também em contacto com as novidades dos produtos das várias marcas representadas pelo grupo assim como as suas promoções, catálogos e campanhas publicitárias.

 Se quiser apostar numa estratégia de marketing digital fale connosco.